SMIC

Foi criada em 17 de julho de 1956 como Secretaria Municipal da Produção e do Abastecimento. Recebeu o nome atual em 3 de dezembro de 1975, quando entrou em vigor a Lei 4.062/75 que ampliou sua competência para atuar nas áreas de desenvolvimento agropecuário, industrial e comercial.

Cabe à Smic, incentivar a produção agropecuária do município, controlar e fiscalizar entrepostos, mercados e feiras livres, licenciar e controlar o comércio, além de aplicar a parte do código de posturas de Porto Alegre relacionada a sua área.

O Procon Municipal, vinculado à Smic, atua para garantir a aplicação do Código de Defesa do Consumidor e mediar as relações de consumo.

A Secretaria atua em projetos e ações relativas às políticas de segurança e abastecimento alimentar, produção rural e desenvolve projetos que contribuem para a formação e a consolidação de empresas da área tecnológica, bem como a qualificação técnica e gerencial dos empreendedores.

Tem como missão articular e incentivar os agentes econômicos e sociais do município para construir um projeto de desenvolvimento sustentável, com base nos princípios da cooperação, solidariedade e justiça social.